top of page

BRASILEIRO DE HIPISMO


O Cavalo Brasileiro de Hipismo (BH) é uma raça nova, resultado de cruzamentos entre raças europeias. É um típico cavalo de sela, com aptidão para quaisquer modalidades de salto, adestramento ou concurso completo de equitação.O Brasileiro de Hipismo é um cavalo de tamanho grande (de 1,65 a 1,75), de boa índole e temperamento ardente. É uma raça vivaz e energética. É um cavalo de trote muito cômodo, ágil, inteligente, muito dócil e fácil de lidar.



BRETÃO

Cavalo Bretão

Como o próprio nome sugere, o cavalo Bretão tem origem no noroeste da França, na região da Bretanha. A raça Bretão é uma raça de cavalo de tração, apresenta um porte de médio a grande, brevelínio, com temperamento dócil e de fácil manejo. Os primeiros exemplares da raça Bretão foram trazidos ao Brasil no início do século XX.A cabeça da raça Bretão é quadrada de tamanho médio, fronte larga, chanfro largo e reto. O cavalo Bretão possui membros fortes, bem aprumados, peito largo, musculoso, cernelha forte e pouco pronunciada. A altura da raça de cavalo Bretão varia de 1,47 e 1,70m. A pelagem é alazã , castanha, ou rosilha e suas variações.



CAMPOLINA

A criação da raça Campolina iniciou-se ao final do século XIX no estado de Minas Gerais por Cassiano Campolina. Durante mais de 70 anos a raça foi aperfeiçoada com o cruzamento de cavalos PSI, anglo-normando e Mangalarga Marchador.O cavalo Campolina é dócil, tem uma beleza característica incontestável e seus movimentos harmoniosos tornam sua montaria nobre e confortável.O tamanho ideal do cavalo Campolina é de 1,58m para os machos, enquanto para as fêmeas a altura média fica em 1,52m.De acordo com o padrão oficial da raça, o Campolina é um cavalo "de porte grande, cabeça seca, perfil sub-convexo para retilíneo, olhar vivo, orelhas médias tendendo para longas, pescoço musculoso e rodado, tendendo para comprido; crinas fartas e sedosas; garupa ampla e longa, suavemente inclinada; anca arredondada, cauda de inserção baixa".A pelagem é predominantemente baia ou castanha.A raça Campolina é um primor entre os equinos e uma grande paixão que adquire, a cada dia, mais admiradores.



CRIOULO


O Cavalo Crioulo originou-se de raças provenientes da península ibérica, como o Andaluz e o Berbere. Os primeiros ascendentes do Cavalo Crioulo foram trazidos para a América pelos colonizadores durante os primeiros anos após o descobrimento. Atualmente o Cavalo Crioulo é criado principalmente no estado do Rio Grande do Sul, além de países sul americanos como Uruguai, Chile e Argentina. O Cavalo Crioulo é um cavalo de sela com caráter tranquilo, inteligente, e dócil. É uma raça muito ágil, forte e resistente, sendo considerado especialmente apto na lida com o gado. De estrutura óssea compacta e musculatura extremamente consistente, o tamanho do Cavalo Crioulo pode variar entre 1,38 e 1,50 m. O peso fica entre os 300 e 450 kg.



Danish Warmblood



O Danish Warmblood é uma das raças europeias mais recentes. Desenvolvida inicialmente em meados do século 20 na Dinamarca, a raça vem do cruzamento de éguas nativas com garanhões de linhagens europeias.

O studbook da raça foi aberto apenas na segunda metade do século passado, e assim como acontece com outras raças, a reprodução é permitida somente aos garanhões que atendam a determinados padrões. Os criadores dinamarqueses foram capazes, no entanto, de produzir um cavalo de competição em um espaço de tempo relativamente curto. Alguns criadores afirmam que o Danish Warmblood apresenta qualidade superior e maior versatilidade do que muitas raças europeias.

Os cavalos da raça Danish Warmblood apresentam um contorno semelhante ao do Puro Sangue Inglês, combinado com substância, força e boas pernas. São considerados cavalos espirituosos, de excelente temperamento e movimentação livre. Os dinamarqueses são típicos cavalos de sela, considerados bons saltadores. São mais utilizados no dressage e nas provas de cross-country. Podem apresentar-se em todas as cores sólidas e o tamanho pode chegar a 1,70 m.


FALABELLA


Devido ao tamanho reduzido e as características de temperamento, o Falabella é considerado um cavalo miniatura, não um pônei. A raça de cavalo Falabella foi desenvolvida na Argentina e leva o nome da família que a desenvolveu. Assim como muitas outras raças de cavalo miniatura, o Falabella apresenta alguns defeitos de conformação. O Falabella é um cavalo inteligente e afetuoso e o tamanho médio de um exemplar adulto é de 60 cm, mas alturas ainda menores são frequentes.


FINLANDÊS

O cavalo Finlandês, também conhecido nos países de língua inglesa como Finnhorse, é a única raça de cavalo desenvolvida inteiramente na Finlândia e foi declarada em 2007, a raça nacional oficial daquele país.

O standard oficial define a raça como forte e versátil, de conformação robusta, com boa disposição e estatura mediana. A altura média para os cavalos finlandeses é de 1,55m (61 polegadas). São considerados cavalos vivazes, com temperamento confiável e alerta, ansiosos para cooperar com os seres humanos, obedientes e dispostos ao trabalho. São cavalos musculosos, fortes, resistentes, com boa ossatura e pernas resistentes. A cor mais comum é o castanho, muitas vezes com manchas brancas, juba e rabo louros.

Há quatro seções separadas no studbook do cavalo Finlandês, e cada uma apresenta características distintas. Há um tipo mais pesado, destinado ao trabalho conhecido como Finnish Draught e outro trotador, mais leve que o animal de trabalho, conhecido também como Finnish Trotter. Há ainda um tipo de equitação mais versátil, com temperamento calmo e especialmente adequado a montaria. Por fim, há ainda uma variação de tamanho proporcionalmente menor, o Pônei Finlandês.


FRIESIAN


O Frísio, também conhecido como Frisão ou Friesian Horse, é um cavalo de temperamento dócil, fisicamente robusto, medindo cerca de 1,60m (63 polegadas), em média. Amplamente utilizados na Idade Média devido a sua força, porte, e ao mesmo tempo agilidade comuns aos cavalos mais leves, os ancestrais do Friesian eram capazes de levar um cavaleiro de armadura sem maiores dificuldades. Eram ainda, frequentemente entrecruzados com raças como o Árabe e o Andaluz e utilizados como cavalo de sela e de tração leve. Embora esta raça já tenha corrido o risco de extinção em mais de uma ocasião, a popularidade e o número desses cavalos estão atualmente em alta.

A raça de cavalo Friesian é imediatamente reconhecida por sua pelagem de cor negra, no entanto, a cor isoladamente não é a única característica distintiva desta raça. A altura média do Frísio é de 1,60m embora possa haver uma variação desde 1,47m até 1,73m na altura da cernelha. Seus membros são relativamente curtos e fortes, apresentando um típico corpo compacto, musculoso, com a cauda inserida baixa. Sua espessa e volumosa crina e a longa cauda, também são características típicas da raça. O temperamento do Friesian é considerado suave e dócil. É um cavalo disposto, vivo, ativo e enérgico.

Considerado um cavalo elegante e de grande presença, hoje em dia há dois tipos distintos no que diz respeito a conformação. O primeiro, conhecido como "barroco" é o que apresenta a construção mais robusta, enquanto o tipo "moderno", considerado um cavalo esportivo é mais leve, de ossatura mais fina.

A partir da segunda metade do século 20, a demanda por exemplares da raça Friesian tem crescido muito, especialmente pelo tipo "moderno", que é mais alto, ágil, de ossatura mais leve. Muitos criadores tem reproduzido, portanto, os dois tipos de cavalos frísios, tanto os chamados Frísios Puros, quanto os entrecruzados com cavalos mais leves, resultando no Frísio tradicional e no chamado Friesian Sporthorse.


Mangalarga Marchador


Assim como o cavalo Mangalarga, a raça de cavalo Mangalarga Marchador tem sua origem em animais trazidos da Península Ibérica ao Brasil por meio de nobres da corte portuguesa, na época da colonização. De acordo com o padrão oficial da raça estipulado pela ABCCMM, o cavalo Mangalarga Marchador é um cavalo ágil, "de estrutura forte e bem proporcionada, expressão vigorosa e sadia, visualmente leve na aparência, pele fina e lisa, pelos finos, lisos e sedosos, temperamento ativo e dócil".O cavalo Mangalarga Marchador possui uma cernelha bem definida, "longa, proporcionando boa direção à borda dorsal do pescoço". É um animal de porte médio, com altura ideal de 1,46 para as fêmeas e de 1,52m para os machos. O andamento do cavalo Mangalarga Marchador é a marcha batida ou picada – "é o andamento natural, simétrico, a quatro tempos, com apoios alternados dos bípedes laterais e diagonais, intercalados por momentos de tríplice apoio".


MUSTANG


Embora haja alguma controvérsia sobre o uso desta terminologia, o Mustang pode ser considerado como um cavalo selvagem típico do oeste do continente Norte-Americano, descendente direto dos cavalos levados às Américas pelos conquistadores espanhóis. O debate sobre o uso do termo "selvagem" existe pois esses cavalos são descendentes de cavalos domesticados.

Alguns desses cavalos apresentam uma maior mistura genética, enquanto outros são relativamente inalterados em relação aos seus ancestrais de origem ibérica. Este segundo grupo está representado com maior presença pela população mais isolada.

Nos dias de hoje, os cavalos selvagens estão protegidos ao abrigo da lei dos Estados Unidos, mas desapareceram de vários estados onde havia populações no passado. As poucas centenas de cavalos selvagens sobrevivem em Alberta e na Colúmbia Britânica, no Canadá. Considera-se que 27.000 indivíduos seja um número possível, mas os Mustangs selvagens atualmente podem exceder os 33.000. Outros 30.000 cavalos estão em exploração em ambiente não selvagem.


OLDENBURG


Entre os cavalos warmbloods, o Oldenburg é frequentemente citado como sendo o mais potente e apropriado para o dressage e também outras provas hípicas. Mesmo em comparação com outros warmbloods, os cavalos da raça Oldenburg apresentam um andamento muito elástico, com boa dose de suspensão. Todos os três andamentos são retos quando observados de frente ou de trás, com excelente qualidade na caminhada, trote ou galope. A maioria dos exemplares mostram evidente talento no dressage, assim como, aqueles criados para o salto são capazes de demonstrar grande técnica.

Originário do noroeste da Baixa Saxônia, antigo Grão-Ducado de Oldenburg, a raça conta hoje com um dos maiores studbooks da Alemanha, com mais de 220 garanhões e 7000 éguas aprovadas para reprodução. O Oldenburg moderno é gerido pela Associação de Criadores do Cavalo Oldenburg, através de um rigoroso processo de seleção que visa garantir a qualidade genética de cada geração.

Os cavalos da raça Oldenburg são cavalos de grande porte, destinados principalmente para os esportes hípicos, apresentando excelentes andamentos e boa capacidade de salto. Citada como uma das mais apreciadas da Europa, os cavalos da raça Oldenburg são considerados calmos e estáveis. A maioria dos cavalos desta raça são pretos, marrons, baios, castanhos ou cinza. O slogan da associação alemã é "qualidade é o único standard que conta", evidenciado pela sua política liberal de uma grande variedade de linhagens e cores. Ao contrario de muitas outras associações que limitam a reprodução localmente ou que dão preferência a uma cor em detrimento de outra, os garanhões e éguas são selecionadas para reprodução com base exclusivamente na qualidade no dressage e na equitação.

PAINT HORSE

Originária dos Estados unidos e relativamente nova no Brasil, o Paint Horse, ou Pinto é um cavalo forte, musculoso, versátil, utilizado principalmente nas corridas planas, salto e trabalho. A raça de cavalo Paint Horse tem em suas origens os cavalos espanhóis mosqueados ou pintados que foram levados à América do Norte à partir do século XVI. O Paint Horse é uma raça muito inteligente, de porte médio, e pode medir entre 1,52 e 1,62 m de altura.

Considerado um cavalo de sela, o Paint Horse apresenta características que podem variar muito em relação ao tipo e ao tamanho, o que torna difícil considerá-lo como uma raça no sentido mais tradicional, e sim mais como um tipo de pelagem. São dois os principais tipos de coloração da pelagem do Paint Horse: o ovaro, que é a cor básica com manchas brancas irregulares; e o tobiano, que é a pelagem branca com manchas escuras e irregulares.


PERCHERON


Originalmente criado para ser um cavalo de batalha, o Percheron é originário do vale do Rio Huisne, no norte da França, parte da antiga província Perche, que dá nome a raça. Conhecida por sua inteligência e vontade de trabalhar, é uma raça forte e musculosa. Enquanto na França e na Grã-Bretanha somente exemplares pretos ou cinza possam ser registrados, o stubook americano permite outras cores como o castanho, ruão e louro.

Com o passar do tempo, os cavalos dessa raça passaram a ser utilizados em diversas funções, como para puxar carruagens, transporte de mercadorias pesadas, e também para agricultura. No início do século 19, o sangue Árabe foi introduzido, o que contribuiu para a popularização da raça, aumentando significativamente o número de exportações para outros países europeus e também para os Estados Unidos. O primeiro studbook da raça Percheron foi criado em 1883 na França. Hoje em dia, são utilizados também como cavalos de sela, e podem participar de competições em diversas disciplinas de equitação e provas hípicas.


PÔNEI

O Pônei é um cavalo de estatura pequena. Em comparação com outros cavalos, os pôneis apresentam crinas mais grossas e pernas proporcionalmente mais curtas, ossatura mais pesada, pescoço mais grosso e a cabeça mais curta, com testa mais ampla. Existem diversas raças de pôneis que diferem entre sI em relação às suas características físicas e temperamento, como por exemplo o Shetland, o Galiceno, o Clydesdale, o Garrano, o Abissínio, entre muitas outras.

A palavra Pônei deriva do francês poulenet, ou seja potro, ou cavalo jovem. O significado moderno da palavra, no entanto, é diferente, já que trata-se de um cavalo com aparência miniaturizada mesmo depois de adulto. Estes pequenos animais foram domesticados e criados para diversas finalidades, desde condução, transporte de mercadorias, montaria de crianças e até mesmo para apresentações artísticas.

A definição moderna do termo Pônei diz tratar-se de um cavalo adulto que mede no máximo 1,47 m (ou 58 polegadas). Algumas associações, no entanto, definem o Pônei como sendo um cavalo que mede entre 1,42 m (56 polegadas) e 1,50 m (59 polegadas). Para a finalidade de mostra, os Põneis são agrupados em três diferentes classes referentes ao porte; pequeno, médio e grande.

Muitos criadores e associações de raças de cavalos, no entanto, preferem chamar seus cavalos criados em versões menores de cavalos em miniatura. Muitas dessas versões miniaturizadas de raças conhecidas são ainda menores do que os pôneis, podendo medir cerca de 1 m na cernelha.



PURO SANGUE INGLÊS

Como o próprio nome da raça indica, o Puro Sangue Inglês, ou PSI é um cavalo de criação inglesa, especialmente selecionado para corridas. O cavalo Puro Sangue Inglês é hoje conhecido como o mais veloz dos equinos. Além de rápido, o cavalo Puro Sangue Inglês é corajoso, forte, bem proporcionado e vigoroso, possuindo grande capacidade atlética. É uma raça muitas vezes considerada nervosa e de temperamento difícil.

O cavalo Puro Sangue Inglês apresenta um porte de médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,62 a 1,67m. A cabeça da raça PSI possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas. As principais aptidões do cavalo PSI são as corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e CCE. As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.


PURO SANGUE LUSITANO

Como o próprio nome da raça sugere, o Cavalo Lusitano, ou Puro Sangue Lusitano é um cavalo de origem portuguesa, conhecido por ser a raça de cavalo de sela mais antiga do mundo. O cavalo Puro Sangue Lusitano é considerado uma raça forte e versátil. A agilidade e a docilidade fazem do PSL um excelente animal de trabalho, com grande predisposição aos exercícios de Alta Escola.

O Cavalo Lusitano apresenta aptidão natural em quase todas as modalidades do esporte equestre, como adestramento, salto e Concurso Completo de Equitação. De porte médio, o Puro Sangue Lusitano apresenta altura entre 1,55 e 1,60m, medidos sempre à altura da cernelha. As cores de pelagem mais apreciadas para o Puro Sangue Lusitano são a tordilha e a castanha.



QUARTO DE MILHA

O cavalo Quarto de Milha é o primeiro cavalo de criação americana, selecionado a partir de 1611 através do cruzamento entre garanhões mustangs, de origem Berbere e Árabe, e éguas de origem inglesa. O cavalo Quarto de Milha é especialmente apto para o trabalho de condução do gado, principalmente por seu extraordinário arranque e por ser um cavalo capaz de percorrer curtas distâncias com incomparável velocidade.

A cabeça do cavalo Quarto de Milha é pequena, com a fronte ampla, perfil reto, com olhos grandes e bem afastados entre sí. O Quarto de Milha apresenta temperamento dócil e inteligente.O cavalo Quarto de Milha é um cavalo de porte médio, sua altura fica entre 1,52 e 1,62m. É considerado um dos cavalos mais versáteis, utilizado principalmente em provas de hipismo rural, corridas planas, salto e ainda na lida com o gado.

SHIRE

Destacando-se principalmente por seu porte, força e resistência, a raça Shire foi muito importante para a história da Inglaterra. Capazes de levar cavaleiros com suas armaduras medievais, esses cavalos foram amplamente utilizados nas batalhas, além de serem utilizados para montaria da aristocracia da época. Devido ao seu grande porte, resistência e inigualável força, era utilizado nesta época para puxar carroças, que transportavam todo tipo de carga através de terrenos irregulares, e por vezes cobertos de neve.

Originalmente, era a raça mais utilizada para conduzir as carroças carregadas com cerveja, desde os produtores até os bares ingleses. Algumas cervejarias mantém até hoje esta tradição no Reino Unido. Hoje em dia, no entanto, os cavalos desta raça são mais utilizados para passeios de charretes e também em trabalhos florestais.

De grande porte, os garanhões adultos da raça Shire devem medir ao menos 1,73m (68 polegadas), mas apresentam em média cerca de 1,78m (70 polegadas). É comum, no entanto, haver exemplares de 1,80m ou ainda maiores. As éguas devem medir ao menos 1,63m. Enquanto as cores permitidas para os garanhões são o preto, baio ou cinza (nos EUA também é permitido o castanho), as éguas podem apresentar ainda cores como o cinza ou o ruão. É considerado um cavalo calmo e de comportamento doce.

Vigorosos, os cavalos da raça Shire apresentam um cabeça de aspecto forte, com olhos grandes e escuros. A cauda é implantada alta e encontra-se sempre erguida. As éguas apresentam as mesmas características físicas dos machos, exceto pela estatura ligeiramente menor e ancas mais largas.


SELA FRANCESA

O Cavalo Sela Francesa é uma raça forte, ágil, muito veloz, de bom caráter e boa adestrabilidade. Esta raça de cavalo foi criada através do cruzamento de raças antigas, como o Árabe, o Puro Sangue Inglês e Anglo-Árabe. O Sela Francesa é um típico cavalo de sela, usado especialmente nos esportes hípicos, como prova de salto e concurso completo de equitação.

Um dos cavalos Sela Francesa mais conhecidos no Brasil e no mundo é o Baloubet du Rouet, duas vezes medalhista olímpico pela equipe brasileira e o primeiro tri-campeão (1998-2000) da Copa do Mundo de Salto. O Cavalo Sela Francesa apresenta porte médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,65 a 1,70m. Todas as pelagens são admitidas para os cavalos Sela Francesa. Os mais comuns são os exemplares baios, castanhos e alazões.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page