top of page

RAÇAS DE CAVALOS


O cavalo é descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, numa linhagem que parece ter se iniciado com um animal primitivo com cerca de 40 cm de altura. Os antecessores do cavalo, são originários do Norte da América mas extinguiram-se aí por volta do Pleistoceno há cerca de cento e vinte mil anos.


Raças de Cavalos

De maneira geral, as raças de cavalos são muito semelhantes em sua forma física, possuindo corpos bem proporcionados, ancas possantes e musculosas e pescoços longos que sustentam as cabeças de acentuada forma triangular.

As orelhas dos cavalos são pontudas e móveis, alertas ante qualquer som, e a audição é aguçada. Cavalos selvagens foram difundidos na Ásia e Europa em épocas pré-históricas, mas as vastas manadas foram se esgotando através das caçadas e capturas para domesticação. No Brasil, as primeiras raças de cavalos foram introduzidas em três momentos distintos: a primeira leva veio em 1534, na Vila de São Vicente; a segunda, em Pernambuco, em 1535; a terceira, na Bahia, trazidos por Tomé de Sousa. Confira abaixo algumas das principais raças de cavalos conhecidas no Brasil.


American Saddlebred


A história do American Saddlebred está profundamente atrelada a história do próprio povo americano. Descendente de outras raças de cavalos de sela, como por exemplo o antigo Narragansett Pacer, o Morgan e o PSI, a raça era chamada de Kentucky Saddler devido a sua região de origem e sua ampla utilização durante a guerra civil nos Estados Unidos.

A popularidade da raça não diminuiu ao longo do século 20, e inúmeros exemplares foram exportados para diversas parte do mundo, incluindo a África, Austrália, Grã-Bretanha, e diversos outros países europeus. São popularmente conhecidos como cavalos de mostra, apresentando-se tanto nas classes de três marchas tradicionais - caminhada, trote e galope (three-gaited) e de cinco marchas (five-gaited).

Utilizado principalmente como cavalo de sela e de tiro, o American Saddlebred pode medir entre 1,52 a 1,67 m de altura (de 60 a 68 polegadas) mas apresentam, em média, altura que varia de 1,52 e 1,63 m), podendo pesar entre 1000 e 1200 libras (450 e 540 kg). A cabeça apresenta um perfil reto, longa, fina com pescoço bem arqueado e cernelha bem definida. De acordo com o standard da raça, qualquer cor é aceita, mas as mais comuns são o castanho, baio, marrom e preto.


Cavalo Andaluz

O Andaluz é uma das mais antigas raças de cavalo, descendente do cavalo Espanhol, e figura entre os mais influentes ao longo da história. É possível que o cavalo Andaluz seja o mais antigo cavalo de sela.

Muitos exemplares destes cavalos eram utilizados em diversas cortes na Europa com grande prestígio. Por sua característica elegância no trote e seu bom temperamento, são bastante utilizados hoje em dia para o adestramento de competição e também no cinema. Através de amostras em pinturas rupestres é possível estabelecer a presença destes cavalos na Europa desde a pré-história.

Em tempos mais antigos eram amplamente utilizados como montaria de guerra, principalmente devido por ser uma montaria leve e ágil. Mais tarde, no entanto, com o desenvolvimento das pesadas armaduras medievais esta raça de cavalos acabou sendo substituída por outras mais capazes de suportar maior peso.

O cavalo Andaluz deu origem a maioria das raças modernas, como o Puro Sangue Inglês, entre outras. Embora não esteja entre os cavalos mais velozes, o cavalo Andaluz é atlético, ágil, forte e resistente.

O cavalo Andaluz é uma raça de cavalo nobre e dócil, com temperamento vivo, originária da Península Ibérica, mais especificamente da região da Andaluzia, na Espanha, e do Alentejo, em Portugal. Quando criado em Portugal, o o cavalo Andaluz é hoje denominado Puro Sangue Lusitano. Já os exemplares criados na Espanha são hoje conhecidos como Raça Pura Espanhola, ou Puro sangue Espanhol. Foi, durante muito tempo, uma das raças de cavalos mais apreciadas mundialmente, especialmente por seu porte e notável aptidão pelas disciplinas da Alta Escola.

É conhecido principalmente pela força, rusticidade e incrível resistência. É considerado um cavalo muito velo na corrida, de bom passo e rápidos nas voltas. O cavalo Andaluz apresenta movimentos ágeis, elevados, extensos e enérgicos. Os tipos de pelagem mais comuns para os cavalos da raça Andaluz são o tordilho, o castanho e o alazão.

Anglo-Árabe

O Anglo-Árabe é uma raça resultante do cruzamento entre o cavalo Árabe e o Puro Sangue Inglês (PSI). Originalmente criada e aperfeiçoada na França, a raça é hoje utilizada no mundo todo, principalmente no plano esportivo. A raça Anglo-Árabe herdou do cavalo Árabe o temperamento calmo, a incrível resistência, a agilidade e a inteligência. Já na aparência a raça se assemelha bastante ao PSI, tendo herdado o comportamento notavelmente corajoso, além do porte, velocidade e potencial competitivo.

Os cavalos Anglo-Árabes são versáteis cavalos de sela, utilizados para corridas, provas de salto e obstáculos, adestramento clássico e pólo. Os primeiros exemplares da raça Anglo-Árabe foram registrados no Brasil nos anos 70 e tem se destacado desde então no hipismo e no concurso completo de equitação. O tamanho médio do cavalo Anglo-Árabe fica entre 1,62 e 1,67m e as cores da pelagem são o tordilho, castanho, e alazão.


Cavalo Árabe


Como o próprio nome da raça sugere, o cavalo Árabe originou-se no Oriente Médio. É considerada a raça de cavalo mais pura e antiga, entrando na formação de quase todas as raças modernas. De porte médio, o Árabe é um cavalo rústico, mas ao mesmo tempo delicado e dócil. O cavalo Árabe é muito inteligente, fogoso, de vivacidade marcante, corajoso, leal e dócil. É a mais harmoniosa das raças, possui uma silhueta inconfundível, e sua cauda embandeirada é uma das caraterísticas típicas da raça. O cavalo Árabe é forte, resistente e possui boa musculatura.


Appaloosa


A raça Appaloosa é muito antiga, aperfeiçoada na América do Norte durante a segunda metade do século XX através de rigorosos cruzamentos com cavalos Árabes, Quartos de Milha e Puros Sangue Ingleses. Considerada exótica, a raça de cavalo Appaloosa se distingue principalmente por sua característica coloração na pelagem do cavalo, que pode apresentar-se manchada ou pintada, principalmente nas ancas.No Brasil, a raça de cavalo Appaloosa foi oficialmente introduzida nos anos 70, e é utilizada principalmente no campo, além de se apresentar em torneios hípicos. A raça de cavalo Appaloosa é rápida, possui temperamento vivo e boa índole. A cores oficiais para a pelagem da raça Appaloosa são: blanket (cobertor), marble (mármore), leopard (leopardo), snowflake (floco de neve) e frost (geada).


Berbere


De origem norte-africana, a raça de cavalo Berbere é provavelmente uma das mais antigas, assim como o Árabe. Na Europa, contribuiu para a criação das raças Andaluz e Puro Sangue Inglês (PSI). Forte, vigoroso e muito resistente, o cavalo Berbere é um cavalo de sela ágil, capaz de cobrir curtas distâncias com grande velocidade.O Berbere é um cavalo extremamente rústico, dócil e corajoso. A raça berbere apresenta a cabeça longa, mas requintada, com face reta. As espáduas são chatas. A garupa é inclinada com cauda de baixa inserção. As pernas são compridas e fortes. A raça Berbere mede de 1,42 a 1,52m de altura, e as cores aceitas são o tordilho, o castanho, e o alazão.


Mangalarga

Mangalarga Paulista

O Mangalarga é hoje uma das mais importantes raças brasileiras, desenvolvida a partir do cruzamento de cavalos das raças Alter e Andaluz, trazidos da Península Ibérica pelos colonizadores. Inicalmente a raça Mangalarga foi criada no sul do estado de Minas Gerais e posteriormente em São Paulo. Contudo, devida a diferença topográfica e cultural da região que exigia do cavalo mais resistência e facilidade de galope, iniciou-se uma nova seleção em outra direção e, devido a isso, o Mangalarga é comumente denominadoMangalarga Paulista, para evitar que se confunda com o Mangalarga Marchador.A raça Mangalarga foi, então, aperfeiçoada através de novos cruzamentos entre cavalos PSI,Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse. O cavalo Mangalarga é um cavalo de sela, destinado principalmente aos esportes hípicos e ao trabalho. É um cavalo extremamente resistente, capaz de percorrer grandes ditâncias. Umas das principais características da raça Mangalarga é a marcha trotada, que diferencia-se do trote por manter um tempo ínfimo de suspensão entre os apoios (quando o animal fica totalmente desligado do solo).


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page